SINDSEF - Sindicato dos Servidores Federais do Estado de Rondônia Abertura da XVI CONTRASEF conta com participação de personalidades de movimentos sindicais – SINDSEF – Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia
domingo , julho 3 2022
Home / Notícias / Destaque / Abertura da XVI CONTRASEF conta com participação de personalidades de movimentos sindicais

Abertura da XVI CONTRASEF conta com participação de personalidades de movimentos sindicais

A abertura dos trabalhos do XVI Congresso do Sindsef/RO (Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia) – CONTRASEF, contou com a participação de autoridades políticas e representantes de movimentos sindicais a nível estadual e nacional. O evento que tem como slogan “Fortalecimento Sindical. Novos Desafios… Novas Conquistas!”, iniciou na noite de quarta-feira (11) e segue pela quinta-feira e sexta-feira (13), no Hotel Minuano, em Ji-Paraná.

IMG_9296

Clique para ver mais fotos da abertura

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rio Grande do Sul e vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores – CUT, Marizar Monsuria, destacou que a realização do CONTRASEF tem a importância de instrumentalizar e ajudar a construir ferramentas e propostas para defender o interesse os direitos dos trabalhadores e a importância da união dos movimentos sindicais no atual cenário político em que se encontra o país. “Esse é o momento para aqueles que achavam que podiam fazer luta isolada se conscientizarem que não podem mais”.

Para o secretário da Confederação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Federais – CONDSEF, Sérgio Ronaldo, o XVI Congresso do Sindsef/RO acontece em um momento oportuno. “Esta é a hora de refletirmos sobre os desafios para conseguir mantermos as conquista de direitos dos trabalhadores. Precisamos reaglutinar a luta de classe”. Ele ressaltou ainda que o Sindsef Rondônia é um dos maiores sindicatos do país e que sabe fazer luta na hora certa.

A secretária administrativa do Sindsef/RO, Eliete Azevedo, enfatizou a importância da participação de cada um dos delegados participantes. “Cada um tem grande responsabilidade. Estamos representando a classe trabalhadora não somente do estado de Rondônia, mas de todo Brasil. As decisões aqui tomadas serão levadas para a confederação”.

IMG_9303

O presidente do Sindsef/RO, Daniel Pereira, encerrou a solenidade de abertura com um ato em homenagem especial a memória da professora Maria Aparecida Rodrigues, pioneira do sindicato e falecida em 2015. “Ela não está aqui fisicamente, porém está no coração de cada um nós neste momento”. Ele propôs ainda uma salva de palmas à professora e disse o quanto ela foi importante na vida pessoal e sindical dele.

Com relação à política do Brasil, Daniel levantou alguns dados importantes de erros e acertos no Governo da presidente Dilma Roussef. Dos aspectos positivos, citou as 25 mil moradias populares construídas em Rondônia pelos governos Lula e Dilma e a construção das escolas técnicas que possibilita a mais de 40 mil jovens frequentarem cursos técnicos no estado. Além de ressaltar, a pavimentação das BR-429 e BR-425.

Ao elencar os problemas que levaram a presidente Dilma ao impeachment, Daniel relembrou o problema da dívida pública. Ele citou ainda a morosidade no processo em defesa dos servidores intoxicados por DDT e dos servidores do ex-território que aguardam pela transposição. “Um governo que tem compromisso com os trabalhadores tem o dever de verificar tais processos, mas prefere ver a gente enfrentando uma ação judicial atrás da outra, como estivéssemos correndo atrás de um direito inexistente”, encerrou.

Também participaram da mesa de abertura do CONTRASEF, o secretário jurídico do Sindsef, Paulo Vieira; o secretário do Condsef, Sérgio Ronaldo; o presidente do Sindsef de Rio Grande do Sul, Marizar Mosuria; o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Raimundo Nonato Soares; o gerente regional da GEAP, Elenice Guimarães; o advogado Raul Fonseca, do Escritório Fonseca e Assis; representando os coordenadores municipais do Sindsef, Flávio Santos; o médico João Durval Ramalho, o secretário de Saúde do Sindsef, Adson Praxedes; o diretor nacional da Condsef, Edilson; o presidente do Sintero, Manuel Rodrigues; a diretora de finanças do Sintero, Rosana e secretário jurídico do Sintero, Nereu.

O Congresso do Sindsef/RO tem como objetivo discutir e aprovar resoluções sobre os temas: – Analise de Conjuntura; Discussão sobre a Dívida Pública; Alteração Estatutária; Plano de Lutas e Eleição da Comissão de Ética. Ao todo, mais de 200 delegados representando as 21 coordenações do Sindsef nos municípios de Rondônia, participam do evento.

Compartilhe pelo Facebook através da #XVICONTRASEF