SINDSEF - Sindicato dos Servidores Federais do Estado de Rondônia Amizade: juntos somos mais fortes, sempre – SINDSEF – Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia
domingo , novembro 27 2022
Home / Notícias / Noticias da semana / Amizade: juntos somos mais fortes, sempre

Amizade: juntos somos mais fortes, sempre


 

Desde o dia 01 a 03 de agosto de 2013, os servidores da FUNASA, juntamente com varias outras autoridades, SINDSEF e outros, comemoraram XXVI encontro da amizade, na chácara da associação dos servidores da FUNASA em Ji – Paraná – RO. A qualidade da festa, alimentação, organização é digna de respeito. O XXVI encontro da amizade, certamente deixará saudades nos que participaram dele. Não existe outra palavra para explicar o valor de um amigo, são aqueles que têm tudo em comum, no fundo amizade é sinônimo de igualdade.

E, é bem isso, que a gente percebe depois de alguns anos de convívio, com grandes amigos, grandes irmão. Esse tipo de evento que foi, e é, o espelho perfeito da valorização dos amigos e, uma forma de recompensar o profissionalismo de cada colega de trabalho da SUCAM. Os chamados maleiros, sucanzeiros e, outros predicados, consumiram grande parte de sua saúde no combate a malária da Amazônia Legal.

Prova esta, que na grande maioria destes, estão intoxicados com DDT, inseticida usado no combate ao mosquito Anofelino, transmissor da Malária. Essa força de trabalho cuidou da saúde do povo. E, hoje, muitos estão morrendo infectados por esse maldito inseticida, que já era proibido nos países do primeiro mundo, tais como, Estados Unidos e, Europa, e o Brasil continuou a fazer uso deste produto venenoso em Saúde Pública. Éramos os combatentes, na era pico forte da malária, que hoje, quase não existe mais.

Alguns, até foram combatidos nesta guerra, ficando pelo caminho, morrendo em combate, na Amazônia, especialmente Rondônia. Até quando, seremos vítimas deste sistema? O pior do que estar infectados por DDT, é ver em muitos municípios do país, essa força de trabalho, sendo renegado ha segundo plano. Acreditamos que, desvalorizar a experiência em saúde e, de vida, destes Agentes de Saúde Pública, é mesmo que deixar de contar a historia do Brasil e da colonização Amazônia legal.

Onde houvesse, se quer um morador, neste território brasileiro, lá estava à marca da SUCAM, ao lado da porta de entrada da casa. Quantos ainda precisam morrer, para o governo corrija isso? Precisamos nos unir ainda mais, “O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão”. Pv 17:17. “A paz seja com você. Os amigos daqui lhe enviam saudações. Saúde os amigos daí, um por um”. 3Jo 1:15. Não desanimar nunca, ir a lutar sempre, mostrar as forças que temos. Juntos somos mais fortes, sempre.

 

Carlos Amante

1201 STRTE/RO