SINDSEF - Sindicato dos Servidores Federais do Estado de Rondônia GEAD – GRATIFICAÇÃO ESPECIFICA DE ATIVIDADE DOCENTE – SINDSEF – Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia
domingo , setembro 25 2022
Home / Notícias / Informes Jurídicos / GEAD – GRATIFICAÇÃO ESPECIFICA DE ATIVIDADE DOCENTE

GEAD – GRATIFICAÇÃO ESPECIFICA DE ATIVIDADE DOCENTE

ANDAMENTO: Todos os processos já estão em fase de execução (pagamento).

O procedimento para expedição da RPV (Requisição de Pequeno Valor) é feito diretamente pelo STJ, logo o prazo é maior, tendo em vista tratar-se de Tribunal Superior.

Os processos tramitam, inicialmente, contendo 15 pessoas, quando é expedida a RPV, este processo é individualizado, gerando novo número de processo para cada servidor.

Após a expedição da RPV o processo entrará em outro procedimento para determinar o pagamento, onde acontecerá a atualização monetária e a correção dos valores.

Somente após a determinação do pagamento, momento em que se saberá o valor exato que será recebido, ainda se faz necessário aguardar um prazo para que o valor esteja disponível para saque (90 dias).

Perguntas frequentes:

1- Quanto tempo demora a expedição da RPV?

Não temos como precisar o tempo, tendo em vista tratar-se de procedimentos interno do STJ. O período aproximado em que o STJ tem feito os depósitos para pagamento do RPV tem sido de 90 dias.

2- Onde o valor estará disponível para saque?

Os valores da RPV são depositados na Caixa Econômica Federal. Em Porto Velho o saque deverá ser feito na agência das Nações Unidas. Nos municípios, qualquer agência mais próxima.

3- Por que meu colega que estava no mesmo processo que o meu, já recebeu e eu ainda não recebi?

O processo quando entrar para pagamento é individualizado, logo, não há relação entre os substituídos que estão no mesmo processo.

4 – Como declarar a GEAD no Imposto de Renda?

Declarar no campo ISENTO NÃO TRIBUTÁVEL, na declaração de ajuste anual do imposto de renda.