SINDSEF - Sindicato dos Servidores Federais do Estado de Rondônia Ministério da Economia responde ofício do Sindsef com pedido de EBTT aos aposentados da EC 20 – SINDSEF – Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia
sábado , setembro 24 2022
Home / Notícias / Destaque / Ministério da Economia responde ofício do Sindsef com pedido de EBTT aos aposentados da EC 20

Ministério da Economia responde ofício do Sindsef com pedido de EBTT aos aposentados da EC 20

O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia – Sindsef/RO obteve resposta do Ministério da Economia ao Ofício nº 091/Presidência/Sindsef/2022 solicitando solução aos professores que não foram contemplados com o direito ao enquadramento do EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico) por terem se aposentado com fundamentação na emenda constitucional 20.

Em resposta, o Coordenador-Geral de Benefícios, da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, do Ministério da Economia, Pablo Marcos Gomes Leite , confirmou o recebimento do ofício e respondeu:

“Nesse sentido, dada a complexidade da temática abordada, esclareço que a área técnica competente iniciará a análise do pleito, e tão logo haja posicionamento firmado sobre o assunto iremos informá-lo. Qualquer dúvida estamos à disposição”, diz o documento.

 

 

No expediente, o Sindsef anexou cópia do processo n. 03125.00293/2018-61 Enquadramento na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico; Cópia da Notificação SEI nº. 74/2021/COMISSÃO PPD/DIGEP-RO/DECIPEX/SGP/SEDGGME – Notificação Lei n. 13.681/2018 e cópia do Direito à paridade e integralidade assegurada pela EC.20/1998, de forma a contestar os indeferimentos dos pedidos de opção dos professores aposentados pela Emenda Constitucional 20.

De acordo com o presidente do Sindsef/RO, professor Mário Jorge, a resposta do Ministério da Economia comprova que o sindicato tem buscado em todas as vertentes, a garantia do direito aos professores pioneiros que se dedicaram a educação quando Rondônia ainda era ex-Território e acompanharam o criação do estado, no entanto, não estão tendo devido reconhecimento por parte do Governo.

“O Sindsef vai continuar lutando até que esse equívoco na lei que regulamenta a carreira do EBTT seja reparado”, afirmou o presidente do Sindsef/RO.

Na última segunda-feira, dia 1 de agosto, o presidente do Sindsef/RO, professor Mário Jorge e os representantes da Diretoria Executiva Flávia Hiromi Takahashi, Iracema Sena, Anilci Pinheiro e Francisco Torres estiveram em reunião com um grupo de professores pioneiros aposentados com fundamento na Emenda Constitucional 20/1998, na Sede Administrativa do sindicato em Porto Velho, para esclarecimentos sobre a lei e informes sobre a atuação do sindicato perante essa demanda.

 

Sindsef reúne com professores pioneiros da EC 20 para tratar sobre EBTT