SINDSEF - Sindicato dos Servidores Federais do Estado de Rondônia Saúde dos trabalhadores da Conab em risco – Por Alexander Fleming – SINDSEF – Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia
sábado , setembro 24 2022
Home / Notícias / Saúde dos trabalhadores da Conab em risco – Por Alexander Fleming

Saúde dos trabalhadores da Conab em risco – Por Alexander Fleming

A saúde é um dos temas mais sensíveis e afeta diretamente todos os aspectos da vida pessoal e profissional, resultando diretamente na produtividade e no rendimento das atribuições laborais de cada indivíduo.

 

Texto: Alexander Fleming/ Trabalhador da Conab e delegado de base do Sindsef/RO

A Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, ao longo da última década vem deixando de repor os salários de seus colaboradores, concedendo reajustes após muita negociação e sempre abaixo da inflação, gerando perda de poder aquisitivo. Nos últimos 2 anos, a proposta é de zero por cento, absolutamente nenhum centavo, em um verdadeiro desrespeito com as pessoas que vestem a camisa da instituição.

Seu quadro tem em torno de 60% da força de trabalho composta com empregados de nível fundamental, com baixos salários e com perdas geradas pelos reajustes abaixo da inflação da última década. Somado à falta de acordo dos ACT’s recentes com 0% de reajuste, passaram a ter seus proventos ainda mais defasados.

Rejeição unanime a GEAP

Complementando o desmonte da empresa que está em curso, a estatal está impondo unilateralmente a adesão ao plano de saúde da GEAP, com valores impagáveis, que vem sendo implementado em outros órgãos federais, forçando muitos trabalhadores a abandonarem o plano por seu alto custo.

O corpo funcional está praticamente unânime contra essa afronta à dignidade humana, que aumenta abusivamente a contribuição individual, em muitos casos impagáveis, comprovada por cerca dos 280 mil servidores federais de outros órgãos que foram desligados compulsoriamente pela GEAP nos últimos anos, mesmo aqueles que já contribuíram há mais de 40 anos.

A GEAP tem uma quantidade absurda de ações judiciais por parte de seus filiados e ex-filiados, além do caso assustador da DATPREV, que foi cancelado o convênio unilateralmente pela operadora, deixando seus conveniados completamente desamparados.

Papel da CONAB

A Conab – Companhia Nacional de abastecimento, foi criada em 1990, com a fusão da Companhia de Financiamento da Produção (CFP), a Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal) e a Companhia Brasileira de Armazenamento (Cibrazem), para unificar e prestar um valoroso serviço social para o país.

O Papel da companhia é gerar informações agropecuárias, acompanhar de forma técnica e imparcial o levantamento das safras, gerar projeções futuras, utilizando tecnologias de ponto com geoprocessamento para garantir a exatidão da localização aferida, além de pesquisa de preços regionais, comercializações e muitas outras atividades que ajudam a garantir o abastecimento de alimentos a um preço justo para nossa população, sem fins lucrativos, contribuindo de forma vital para agricultura familiar, sendo a empresa considerada como último pilar brasileiro para a segurança alimentar.

Sindsef apoia trabalhadores da Conab em Rondônia no Dia Nacional de Luta