SINDSEF - Sindicato dos Servidores Federais do Estado de Rondônia Secretaria de Formação Sindical leva curso da Divida Publica para a Unir em Porto Velho – SINDSEF – Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia
domingo , julho 3 2022
Home / Notícias / Destaque / Secretaria de Formação Sindical leva curso da Divida Publica para a Unir em Porto Velho

Secretaria de Formação Sindical leva curso da Divida Publica para a Unir em Porto Velho

Nesta quarta-feira (22) o diretor de formação sindical do Sindsef, Antonio Neves, ministrou o curso sobre a divida publica do Brasil na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em Porto Velho. No auditório localizado no centro da Capital, estiveram presentes estudantes, professores e servidores da universidade, interessados em buscar conhecimento sobre um dos assuntos mais comentados e debatidos não somente no Brasil, mas no mundo.

O que é dívida pública?
 
A dívida pública abrange empréstimos contraídos pelo Estado junto a instituições financeiras públicas ou privadas, no mercado financeiro interno ou externo, bem como junto a empresas, organismos nacionais e internacionais, pessoas ou outros governos.
A dívida pública federal pode ser formalizada por meio de contratos celebrados entre as partes, ou por meio da oferta de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional.
 
Teoricamente, a dívida pública é classificada como dívida interna ou dívida externa, de acordo com a localização dos seus credores e com a moeda envolvida nas operações.
 
A diretoria executiva do Sindicato defende a teoria da Dra Maria Lucia Fattorelli de que deve ser feito uma auditoria da divida no Brasil, pois existem indícios de que a divida brasileira foi quitada. Fattorelli já participou de processo semelhante no Equador e atualmente participa da auditoria na Grécia.