SINDSEF - Sindicato dos Servidores Federais do Estado de Rondônia Servidores da Suframa cobram reestruturação de carreira em GT no Planejamento – SINDSEF – Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia
quarta-feira , agosto 10 2022
Home / Notícias / Destaque / Servidores da Suframa cobram reestruturação de carreira em GT no Planejamento

Servidores da Suframa cobram reestruturação de carreira em GT no Planejamento

A Condsef participou nesta terça-feira de um grupo de trabalho (GT) no Ministério do Planejamento que debate a necessidade de reestruturação da carreira dos servidores da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus). O GT foi fruto de um termo de acordo gerado após uma paralisação de 47 dias da categoria realizada este ano para chamar atenção do governo para as necessidades de fortalecimento do órgão. Nesta primeira reunião do GT a categoria apresentou um histórico amplo das atribuições e funções da Suframa e sua importância estratégica para o Estado. Uma proposta formal dos servidores foi apresentada ao governo.

O objetivo é garantir que o órgão continue desempenhando adequadamente suas funções com a ampliação do quadro de servidores. No entanto, a evasão de cerca de 40% dos servidores aprovados no último concurso mostra a existência de uma estrutura inadequada e a necessidade de reestruturação da carreira. O governo se comprometeu a analisar a proposta da categoria, mas informou que o encaminhamento formal de qualquer decisão tomada a partir do GT não poderá ser concluído este ano. Portanto, a categoria deve reforçar a mobilização em torno de sua demanda para assegurar que os debates do GT avancem e atendam as reivindicações apresentadas pelo setor. Uma nova reunião está pré-agendada para o dia 16 de setembro.

Deste primeiro GT, além dos servidores da Suframa, Condsef, CUT e Secretaria de Relações do Trabalho do Planejamento, participaram representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Suframa. Continue acompanhando. A expectativa é de que os debates avancem rumo a um consenso entre servidores e governo. Outras informações de interesse dos setores da base da Condsef continuam sendo divulgadas aqui em nossa página.