SINDSEF - Sindicato dos Servidores Federais do Estado de Rondônia Servidores do Dnit realizam plenária e estabelecem demandas prioritárias para categoria – SINDSEF – Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia
domingo , novembro 27 2022
Home / Notícias / Destaque / Servidores do Dnit realizam plenária e estabelecem demandas prioritárias para categoria

Servidores do Dnit realizam plenária e estabelecem demandas prioritárias para categoria

Servidores do Dnit de onze estados (BA, CE, ES, MA, MS, PB, PR, RJ, RS, SP, TO) e o Distrito Federal realizaram uma plenária essa semana em Brasília. A atividade foi convocada pela comissão de servidores do Dnit e a Asdner. A Condsef, em conjunto com algumas de suas entidades filiadas, participou do debate e ofereceu apoio de sua assessoria jurídica e da subseção do Dieese para embasar estudos e fornecer dados que auxiliem na defesa do pleito da categoria. Foram estabelecidos itens prioritários da pauta de reivindicações dos servidores que devem ser debatidos em assembléias nos estados para que sejam definidas ações e mobilizações em busca de avanços no diálogo com o governo e no atendimento dessas demandas. A comissão de servidores do Dnit fará uma reunião na próxima semana com a Condsef.

A categoria estabeleceu cinco itens centrais que devem subsidiar a mobilização no Dnit: estrutura da carreira, remuneração, aposentadoria, lotaciograma e concurso público. Com relação a carreira e remuneração, foram apresentadas propostas que devem servir de subsídio para elaboração de estudos da subseção do Dieese. O objetivo é fortalecer, consolidar e demonstrar por meio de dados o papel importante dos servidores do Dnit na expansão da infraestrutura de transportes do país. Sobre aposentadoria, os servidores concordaram que deve ser defendida a alteração do artigo 21 da lei 11.171, principalmente no que diz respeito a médias de valores.

O tópico referente a lotaciograma também faz parte das prioridades da categoria e traz especificidades com sugestões que devem ser apresentadas à direção do Dnit. Os servidores também concordaram com a importância de continuar cobrando a realização de concurso já em 2015.

Fonte: Condsef