SINDSEF - Sindicato dos Servidores Federais do Estado de Rondônia Sindicalista Daniel Pereira cobra na AGU parecer técnico sobre a transposição – SINDSEF – Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia
terça-feira , fevereiro 7 2023
Home / Notícias / Sindicalista Daniel Pereira cobra na AGU parecer técnico sobre a transposição

Sindicalista Daniel Pereira cobra na AGU parecer técnico sobre a transposição

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Rondônia (Sindsef), Daniel Pereira, na última reunião com a bancada federal na Advocacia Geral da União (AGU) para tratar de GEAD dos professores federais, aproveitou a ocasião para cobrar do ministro chefe daquele órgão, Luís Adams, o parecer técnico jurídico exigido pelo Ministério do Planejamento para transpor os servidores estaduais no plano federal.

Daniel disse o ministro Adams que os servidores estão indignados e sofrendo muito com essa situação de espera. Para ele, é necessário que a AGU diga quem está apto para transpor o mais rápido possível, até porque a partir de primeiro de janeiro de 2014 começa a gerar expectativa de retroativos para a categoria.

O sindicalista que também é advogado lembrou ao ministro que a hipótese da não aceitação dos demitidos no plano da transposição é inadmissível, porque o ato ilegal cometido pelo governador José Bianco em 2.000 foi nulo pelo STJ e os servidores foram reintegrados.

Nessa época, lembrou ao ministro, até pessoas se suicidaram por conta desse ato insano. “E agora, não podemos mais permitir que essas pessoas sofram de novo, senhor ministro”, frisou.

O ministro Luís Adams disse ao representante do Sindsef que uma equipe de advogados da União está debruçada sobre esse processo e vai dar maior agilidade na emissão do parecer.

Daniel Pereira que tem nova reunião na AGU para tratar de GEAD na próxima quarta-feira, prometeu cobrar novamente do ministro uma célere resposta aos servidores que estão ávidos para transpor ao governo federal.