SINDSEF - Sindicato dos Servidores Federais do Estado de Rondônia Sindsef apoia trabalhadores da Conab em Rondônia no Dia Nacional de Luta – SINDSEF – Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia
terça-feira , setembro 27 2022
Home / Notícias / Destaque / Sindsef apoia trabalhadores da Conab em Rondônia no Dia Nacional de Luta

Sindsef apoia trabalhadores da Conab em Rondônia no Dia Nacional de Luta


Nesta quinta-feira, dia 10 de fevereiro, trabalhadores da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), em todo país, realizaram atos e manifestações para marcar o Dia Nacional de Luta. Em Porto Velho, o Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia – Sindsef/RO, esteve presente no órgão para apoiar a luta de seus filiados.

O empregado da CONAB Rondônia, Alexander Fleming, que é delegado de base do Sindsef, explicou que o Dia de Luta tem como objetivo sensibilizar a empresa por uma proposta decente aos empregados. Segundo ele, desde 2019, os empregados e a Conab estão com o acordo coletivo em mediação. “Todas as propostas que a Conab tem feito é retirando direitos, retirando conquistas históricas e não dando nenhum percentual de aumento”, relatou.Entre os direitos ameaçados, os empregados questionam a retirada de forma unilateral do SAS (Serviço de Assistência à Saúde) dos empregados da Conab. “Mesmo em negociação no TST (Tribunal Superior do Trabalho), a Conab retirou nosso plano de saúde nos moldes que eram, prejudicando a categoria e violando nossos direitos”, relata Alexander.

Representando a Presidência e a Diretoria Executiva do Sindsef, o diretor Wilton Marques (Agricultura e Assuntos Agrários/Sindsef) reafirmou apoio aos trabalhadores da Conab e suas reinvidicações. “Eles são trabalhadores no Serviço Público e como o sindicato já vem fazendo, estamos dispostos ajudar no for necessário. Esperamos pela aprovação do Acordo Coletivo com o retorno dos direitos que foram retirados dos trabalhadores”, disse.

O ato ganhou apoio das entidades sindicais filiadas a Condsef/Fenadsef, Fisenge, CNTC e Asnab que em nota conjunta, reforçam que o dia de luta é essencial para retirar o processo de negociação do ACT dos empregados da Conab da inércia em que se encontra há pelo menos três anos. “Todas as tentativas de buscar uma flexibilização feitas pelas comissões dos empregados esbarraram na ingerência da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), do Ministério da Economia”.