SINDSEF - Sindicato dos Servidores Federais do Estado de Rondônia Sindsef em Movimento mobiliza sindicatos para discutir saúde pública e saúde do trabalhador – SINDSEF – Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia
domingo , julho 3 2022
Home / Notícias / Destaque / Sindsef em Movimento mobiliza sindicatos para discutir saúde pública e saúde do trabalhador

Sindsef em Movimento mobiliza sindicatos para discutir saúde pública e saúde do trabalhador

A terceira etapa do Sindsef em Movimento acontece na noite desta quarta-feira 19.08, no Centro de Treinamento do Sindsef em Porto Velho, desta vez com uma pauta mais extensa de discussão em sua programação. A discussão agora também vai abordar a questão da saúde pública, com a participação de sindicatos dos setores público e privado.

A ideia, segundo o presidente do Sindsef-RO, Daniel Pereira e não só levar saúde ao trabalhador, mas também discutir políticas que possam melhorar a qualidade de vida da comunidade. “A qualidade de vida do cidadão sofre interferência direta do local onde ele vive. Claro que boa alimentação, e vida não sedentária, mas ambiente insalubre é péssimo para a boa saúde”, comentou.

Na pauta das discussões está a realização de uma campeonato intersindical, aulas de dança, sensibilização dos servidores para a necessidade voluntária de doações sangue e de medula óssea e até mesmo educação ambiental no que diz respeito à coleta seletiva de material reciclável. São pequenas ações educativas que podem interferir de maneira positiva diretamente na saúde do servidor.

A competição intersindical, caso seja aceita, terá uma comissão de servidores para sua realização. Já as aulas de dança ficarão a cargo do dançarino Chagas Perez, sempre às quartas-feiras, a partir das 19 horas, no salão do Centro de Formação Sindical do Sindsef-RO, em Porto Velho, durante quatro meses.

SANGUE

Na terceira etapa do Sindsef em Movimento, a coordenação do projeto convidou técnicos da Fundação Hemeron Banco de Sangue do Estado de Rondônia para dar palestra sobre a necessidade da doação de sangue e medula óssea e seus benefícios para a saúde em geral da população.

MEIO AMBIENTE

Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Velho (Sema) e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) vão dar palestras sobre a coleta seletiva de lixo, elencando questões de preservação ambiental, fim dos lixões, e legislação vigente.

O engenheiro sanitário Leonardo Carvalho, de Ji-Paraná vai dar uma palestra sobre a coleta seletiva e mostrar um pouco do trabalho da cooperativa de catadores daquele município onde ele atua como consultor. É uma prévia do que vai acontecer dia 6 de outubro em Ji-Paraná e dia 7, em Porto Velho, no seminário estadual sobre resíduos sólidos.