terça-feira , junho 19 2018
Home / Notícias / Destaque / Sindsef estuda parceria com INSS para agilizar certidão de servidores do tempo de contribuição

Sindsef estuda parceria com INSS para agilizar certidão de servidores do tempo de contribuição

O INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) pretende fazer Acordo de Cooperação com instituições públicas e privadas que tenham interesse de contribuir com o Instituto e agilizar a emissão da certidão de tempo de contribuição e de trabalho aos servidores públicos e da iniciativa privada que precisam do documento para ingressar com pedido de aposentadoria.

Para obter mais informações sobre o assunto, os diretores do Sindsef/RO (Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia), Francisco Torres (Sec. Ex-Território) e Paulo Vieira (Sec. Imprensa), acompanharam o vice-governador do Estado, Daniel Pereira, em reunião com a gerente executiva do INSS em Porto Velho, Márcia Cristina Pinto, na tarde de segunda-feira (12).

Na oportunidade, a gerente Márcia Cristina explicou que o servidor público tem enfrentado um longo prazo para obter a certidão do INSS, o que prejudica a liberação de sua aposentadoria e o próprio INSS que atualmente conta com um déficit no número de servidores.

“Esse problema poderia ser solucionado mais rapidamente com o Acordo de Cooperação entre Estado, Municípios e instituições não governamentais organizadas, como os sindicatos representantes de servidores de diversas categorias”, sugeriu.

O Acordo de Cooperação possibilita que o requerimento seja feito de forma online, com diretrizes previamente estabelecidas e com a lista de documentos do servidor sendo anexadas de forma digital. Assim, após a coleta de dados, o processo segue para ser analisado pelo INSS.

De acordo com os diretores Francisco Torres e Paulo Vieira, a possibilidade de firmar o Acordo de Cooperação entre Sindsef e INSS será estudada pela a Diretoria Executiva do Sindsef e poderá beneficiar principalmente os servidores da transposição em tempo de se aposentar.

Um comentário

  1. Teste de comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *