O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia – Sindsef/RO informa que conforme prazo previsto, a partir desta segunda-feira, 02 de setembro, encontram-se disponíveis para saque, os valores das RPVs (Requisição de Pequenos Valores), dos 657 professores que estavam com as contas bloqueadas na Caixa Econômica Federal Caixa em Rondônia.
De acordo com a Superintendência Regional da Caixa em Rondônia, as contas estavam bloqueadas devido o STJ (Superior Tribunal de Justiça) ter enviado o valor total da GEAD, sem diferenciar o valor liberado do valor de correção/juros que ainda é motivo de discussão no STF – Supremo Tribunal de Federal. Além disso, que o sistema CAIXA/SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) não permite o bloqueio parcial das contas e por esse motivo, a liberação precisou ser realizada manualmente, conta por conta.
Para entender os motivos dos bloqueio dos pagamentos da ação, a Diretoria do Sindsef/RO e assessoria jurídica, por meio do advogado Raul Fonseca realizaram diversas diligencias junto a Superintendência Regional da Caixa, solicitando esclarecimentos e previsão para solução do problema, que gerou inúmeros boatos infundados quanto aos motivos do bloqueio.
ENTENDA PORQUE PARTE DO VALOR CONTINUA BLOQUEADA
Apesar do desbloqueio pela CAIXA, apenas o valor principal da Gead está liberado, sendo que outra parte permanece retida, em nome de cada beneficiário, até que o índice de correção seja decidido pelo STF. Sendo esse exclusivo motivo, a não liberação da Caixa do valor integral.
O Sindsef/RO ainda esclarece que qualquer outra informação diferente da hora apresentada é fruto de desconhecido ou má fé de quem tenha interesse de causar danos e transtornos na já difícil vida dos servidores do ex-Território de Rondônia.