SINDSEF - Sindicato dos Servidores Federais do Estado de Rondônia Sindsef mobiliza deputados para retirar de pauta projeto que prevê alterações no Conselho Estadual de Educação – SINDSEF – Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia
quarta-feira , dezembro 29 2021
Home / Notícias / Sindsef mobiliza deputados para retirar de pauta projeto que prevê alterações no Conselho Estadual de Educação

Sindsef mobiliza deputados para retirar de pauta projeto que prevê alterações no Conselho Estadual de Educação

As entidades representativas da sociedade que compõem o Conselho Estadual de Educação (CEE) foram surpreendidas na manhã de quarta-feira, dia 15/12, com a mensagem do Executivo encaminhada para a Assembleia Legislativa (ALE) do Estado de Rondônia, com projeto que prevê alterações na composição, extinguindo a paridade hoje existente e promovendo um retrocesso histórico na eleição dos gestores do conselho.

De imediato, o Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia – Sindsef/RO juntamente com outras entidades que possuem assento no Conselho de Educação, buscaram os deputados estaduais para alertar que os conselheiros desconhecem as mudanças enviadas pelo Executivo, considerando que a proposta original discutida e aprovada pela plenária do CEE, não foram levadas em consideração. A proposta original estava baseada na legislação de ensino, bem como, no fortalecimento dos Conselhos de Educação em todo país, conforme normas e orientações do Ministério da Educação.

Para as entidades sindicais, a mensagem do Executivo é uma tragédia contra a educação e um total retrocesso, pois pretende entre outras coisas, alterar a forma de eleição no CEE, instituindo a escolha da gestão por lista sêxtupla, o que acarretaria prejuízos sem precedentes à comunidade educacional.

Após intenso diálogo durante todo o dia, o projeto do Executivo foi retirado de pauta com apoio dos deputados estaduais que sensibilizados com a situação e atendendo a pedido dos segmentos sociais, entenderam que projeto causaria ruptura e o enfraquecimento representativo da sociedade que compõe o Conselho Estadual de Educação.

Os representantes de segmentos com cadeira no CEE solicitam dos deputados estaduais a oportunidade de serem ouvidos de forma democrática e atendidos na proposta construída e encaminhada ao Executivo pelo Conselho Estadual de Educação. O presidente da ALE e todos deputados estaduais que votaram pela retirada da matéria, receberam agradecimentos de conselheiros e educadores.