SINDSEF - Sindicato dos Servidores Federais do Estado de Rondônia SINDSEF realiza primeira reunião com delegados sindicais de base da gestão 2017/2020 – SINDSEF – Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia
domingo , novembro 27 2022
Home / Notícias / SINDSEF realiza primeira reunião com delegados sindicais de base da gestão 2017/2020

SINDSEF realiza primeira reunião com delegados sindicais de base da gestão 2017/2020

Representantes de mais de 20 órgãos públicos federais com sedes em Porto Velho participaram nesta semana de reunião de Delegados de Base promovida pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia – SINDSEF/RO, através da Secretaria de Formação Sindical. Foi o primeiro encontro dos delegados de base eleitos em seus locais de trabalho, para triênio 2017/2020.

Ao dar as boas vindas aos participantes, o presidente do SINDSEF/RO, Abson Praxedes, destacou a importância da representatividade dos delegados de base como porta-vozes do sindicato nos órgãos e da carência de novas lideranças no meio sindical. “Temos grandes desafios para enfrentar nessa conjuntura desfavorável ao servidor público”, disse.

O secretário de Formação Sindical, Herclus Coelho, expôs a intenção do SINDSEF/RO de fortalecer a atuação dos delegados de base nessa nova gestão, por meio uma programação diversificada, principalmente com a oferta de treinamentos e estudos sobre os temas atuais e de interesse dos trabalhadores.

Também participaram da reunião, o vice-presidente do SINDSEF/RO, Mário Jorge de Oliveira e representando a Direção Executiva, a secretária Eva Bezerra (Capital e Interior), Flávia Hiromi Takarashi (Financeiro), Francisco Torres (Ex-Território), Joana Darc (Assuntos Jurídicos) e Paulo Vieira (Imprensa e Comunicação).

Na oportunidade, foi aberto espaço para que os delegados fizessem suas exposições e sugestões para melhorar a atuação deles como representantes do sindicato junto aos servidores nos órgãos.

Dentre as sugestões foram citadas, a necessidade de capacitação e liderança dos delegados; criação de calendário de reuniões nos órgãos e outras.

As competências dos delegados sindicais de base, segundo o Estatuto do SINDSEF/RO, no seu Titulo III – capítulo II, são:

  1. I) Cumprir e fazer cumprir o Estatuto;
  2. II) Encaminhar e viabilizar, no respectivo município, as deliberações das assembleias gerais e municipais, do Sistema Diretivo e da Diretoria Executiva.

Parágrafo Único – Um terço dos delegados pode convocar a assembleia municipal.