SINDSEF - Sindicato dos Servidores Federais do Estado de Rondônia SINDSEF REALIZA XV CONGRESSO EM JI PARANÁ, COM O TEMA “SERVIDOR PÚBLICO: SÓ A LUTA CONSTRÓI A VITÓRIA”. – SINDSEF – Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia
terça-feira , fevereiro 7 2023
Home / Notícias / Notícia urgente / SINDSEF REALIZA XV CONGRESSO EM JI PARANÁ, COM O TEMA “SERVIDOR PÚBLICO: SÓ A LUTA CONSTRÓI A VITÓRIA”.

SINDSEF REALIZA XV CONGRESSO EM JI PARANÁ, COM O TEMA “SERVIDOR PÚBLICO: SÓ A LUTA CONSTRÓI A VITÓRIA”.


O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia – SINDSEF/RO realizou nos dias 02 a 04 de outubro último o seu XV Congresso, trazendo como tema “Servidor Público: Só a Luta Constrói a Vitória”. O evento foi realizado no Hotel Fazenda Minuano, em Ji-paraná, com a participação de duzentos delegados.

O processo para escolha dos delegados se deu através de assembleias nas vinte coordenações do interior do Estado. Na capital os delegados foram eleitos em todos os órgãos através de reuniões presididas por diretores do SINDSEF, além de uma assembleia específica para escolher os representantes dos servidores do ex-território.

A abertura do XV Congresso do SINDSEF aconteceu na noite do dia dois de outubro, às 19:00 horas, quando o presidente do SINDSEF, Daniel Pereira, abriu os trabalhos convidando todos os coordenadores à frente da mesa de condução dos trabalhos com as respectivas bandeiras dos seus municípios para abertura oficial do evento. Ao centro se destacavam as bandeiras de Rondônia, do SINDSEF e a Nacional.

A mesa de abertura do congresso foi composta por: Jacó Machado Oliveira (SINDLER), Itamar dos Santos Ferreira (Presidente da CUT/RO), José Lopes de Oliveira (escritor e funcionário aposentado do INCRA), Flávio Santos (Coordenador do SINDSEF em Ji-paraná), Marinalva Caetano (Coordenadora do SINDSEF em Presidente Médici), Daniel Pereira (Presidente do SINDSEF), Josemilton Maurício da Costa (Secretário Geral da CONDSEF), Sérgio Ronaldo da Silva (Secretário de Imprensa da CONDSEF) e Gilberto Cordeiro Gomes (Secretário Jurídico da CONDSEF).

Após a palavra de todos os membros da mesa aos delegados presentes, a fanfarra da Escola Marechal Rondon de Ji-paraná encerrou o primeiro dia do evento animando a todos com uma mistura de ritmos, sob a batuta do maestro professor “Chokito” que coordenava os meninos e meninas com muita alegria.

O segundo dia do Congresso começou com a aprovação do Regimento Interno pelos delegados eleitos e em seguida Secretário Geral do SINDSEF, Antônio Neves e o Secretário Geral da CONDSEF, Josemilton da Costa e Daniel Pereira abriram os debates com a pauta: Análise de Conjuntura Internacional, Nacional e Estadual. O tema foi muito valorizado pelos delegados, culminando com um grande debate e muitos encaminhamentos.

À tarde, o Dr. Elton Assis, do Escritório de Advocacia Fonseca & Assis, Advogados Associados, abriu os trabalhos com a apresentação do relatório contendo o resumo das ações de interesse dos filiados do Sindsef.

Em seguida o Secretário Geral da CONDSEF, Josemilton da Costa, proferiu palestrou sobre a dívida pública brasileira, que atraiu a atenção dos delegados para o assunto, apresentando gráficos onde mostrava a distribuição do atual orçamento da União e o comprometimento com o pagamento de dívidas, que consome cinquenta por cento de tudo que é arrecadado dos brasileiros, pouco sobrando para ser investidos em áreas como saúde, segurança pública, educação, mobilidade urbana, saneamento básico, etc.

Para encerrar o segundo dia do congresso, a mesa condutora dos trabalhos apresentou a plenária um documento protocolado pelo ex-presidente do SINDSEF, João da Cruz, que fora expulso da entidade a mais de dez anos, que solicitava seu retorno como filiado. A mesa condutora do congresso propôs que fosse feito uma exposição aos delegados sobre os fatos que motivaram a expulsão do ex-presidente do Sindsef, sendo os esclarecimentos prestados pelos delegados Paulo da Silva Vieira, Maria José Ferreira e Herclus Antonio Coelho de Lima.  Em seguida foram abertas duas inscrições a favor e duas contrárias ao retorno de João da Cruz ao quadro de filiados da entidade. Ao término das defesas o assunto foi submetido à plenária, ficando aprovado por ampla maioria que o ex-filiado João da Cruz não deve ser aceito de volta ao Sindsef.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Raimundo Nonato, foi palestrante do terceiro dia do congresso com o tema “Privatização da Saúde”. Juntos à mesa estavam os diretores Herclus Antônio Coelho de Lima (Secretário de Finanças do Sindsef), Antônio Ferreira Neves Filho (Secretário Geral do Sindsef) e Paulo da Silva Vieira (Secretário de Imprensa) que abordaram o tema e abriram para a intervenção da plenária para os debates.

Para concluir e encerrar o XV Congresso do SINDSEF, a mesa diretora coordenou a composição do Conselho de Ética, composta por cinco membros efetivos e dois suplentes, além da conclusão do plano de lutas e as alterações  no estatuto da entidade.

Os delegados presentes ao XV Congresso do Sindsef elogiaram a organização do evento, destacando importância dos temas abordados, além das resoluções que serão encaminhadas pela diretoria da entidade, que promoverá melhoras no atendimento aos filiados, preocupações com a saúde dos servidores públicos federais, abertura de diálogo com a sociedade sobre a problemática do endividamento público da União, dentre outros.

Segue abaixo documentos aprovados (plano de lutas e alterações estatutárias).

Plano de Lutas

Alterações Estatutárias

 

 

Clique Aqui e Visualize as Principais Fotos do XV Congresso do SINDSEF-RO.