Centenas de servidores transferidos para o quadro federal e em maioria, aqueles que ainda aguardam pela transposição tiveram dúvidas e questionamentos respondidos pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia – Sindsef/RO, em Assembleia Geral Extraordinária realizada na manhã desta quinta-feira (18), em Porto Velho.

A reunião teve como objetivos, apresentar as ações jurídicas movidas pelo Sindsef para garantir os direitos e vantagens aos servidores transpostos; as ações que ainda serão ingressadas pela entidade e colocar o sindicato à disposição, inclusive com atendimento de sua assessoria jurídica aos filiados, para esclarecimento de questões diversas sobre o tema.
O presidente do Sindsef/RO, Daniel Pereira, deu início à assembleia desejando boas vindas ao aos novos servidores federais e aos futuros que ainda serão transpostos. “Queremos dizer que o sindicato está de portas abertas para recebê-los”, destacou. O presidente esclareceu que o objetivo do Sindsef não é substituir outras entidades sindicais que os representa, mas se colocar a disposição para prestar o serviço em conjunto.
A morosidade no processo de enquadramento dos servidores, a pequena quantidade de nomes inseridos nas portarias do Diário Oficial da União e o tratamento diferenciado com relação às vantagens e direitos, foi alguns dos tópicos abordados no evento que foi conduzido pelo vice-presidente do Sindsef/RO, Mário Jorge de Oliveira. “É preciso ir à luta. Trabalhador tem que ter direito reconhecido independente do partido político que está no poder”, enfatizou.

Na área da educação, apenas 10% dos quatro mil servidores que aguardam pela transposição foram transferidos para a folha de pagamento do Governo Federal, informou o Secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia – Sintero, Nereu Klosinski, presente na Assembleia.

O diretor jurídico do Sindsef, Paulo Vieira, comunicou que a assessoria jurídica do Sindsef atenderá os casos específicos da transposição, a partir de segunda-feira (22), das 14h às 18h, na sede administrativa, em Porto Velho.
Foi decidido também que a entidade irá convidar os três senadores de Rondônia para participar de assembleia com propósito de esclarecer aos servidores as causas de demora no processo de enquadramento e nomeação e também da diferença na folha de pagamentos dos transpostos e dos servidores que já pertencem ao quadro federal.