SINDSEF - Sindicato dos Servidores Federais do Estado de Rondônia Sindsef-RO entra para história ao ter presidente eleito vice-governador – SINDSEF – Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia
quarta-feira , agosto 10 2022
Home / Notícias / Destaque / Sindsef-RO entra para história ao ter presidente eleito vice-governador

Sindsef-RO entra para história ao ter presidente eleito vice-governador

O sindicalista e advogado Daniel Pereira entra para a história política de Rondônia como primeiro presidente de sindicato de trabalhadores a ser eleito para o cargo de vice-governador. Ele é o atual presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Rondônia (Sindsef-RO), terceiro maior do país.

Com quase 30 anos no movimento sindical, Daniel Pereira começou sua vida pública como vereador, no município de Cerejeiras, interior de Rondônia. Foi eleito deputado estadual por dois mandatos consecutivos. Ficou como suplente e em 2010, assumiu o terceiro mandato, não tentando reeleição.

De acordo com Daniel Pereira, sua indicação para compor a chapa com Confúcio Moura, do PMDB, foi feita pela cúpula do PSB. Mais quatro nomes estariam na lista apresentada pelo partido. Confúcio optou pelo nome de Daniel.

Ele fez questão de afirmar que não é sua entrada no próximo mandato de Confúcio Moura que vai garantir avanços para os servidores públicos. Para Daniel, isso já vem ocorrendo desde o início do atual mandato do governador. “Temos que fazer justiça e informar à população o que Confúcio vem fazendo para melhorar a vida dos companheiros”, disse.

Ele cita como exemplo o fato de Confúcio ter sido o único governador – desde a eleição do saudoso Jerônimo Santana -, que concedeu reajuste de salário com ganho real. Ou seja, acima da inflação do período.

APOSENTADORIAS

Outro ponto destacado pelo vice-governador eleito é o compromisso do atual governo com a previdência social do Estado. Ele aponta que nos últimos 24 anos, o Instituto de Previdência de Rondônia (Iperon) acumulou apenas R$ 360 milhões. Em pouco mais de três anos do governo de Confúcio Moura o Iperon já possui R$ 1 bilhão em caixa, três vezes mais que em toda sua história. “Isso é compromisso com o servidor”.

AUMENTO

Daniel adiantou que a partir do próximo ano, o governo vai discutir com os servidores um reajuste diferenciado. A base de cálculo vai levar em consideração a realidade econômica do Estado. Quanto mais crescer a economia, maior o reajuste. Tudo isso será amplamente debatido com todas as categorias, assegura.

SAÚDE

Daniel Pereira disse ainda defender a implantação de um programa específico para cuidar da saúde do trabalhador. Esta seria uma forma de assegurar a qualidade de vida do trabalhador. Estuda a parceria com planos de saúde já existentes, que atendem trabalhadores, explica.

arte-dani-1024x892