Vale ressaltar que vamos registrar aqui apenas um breve resumo, diante de tamanha grandiosidade das palestras que tivemos, durante o movimento grevista, e um Ato Público emplacado por uma Grande Caminhada contra a Reforma da Previdência e consequentemente contra toda Reforma que se propõe a retirada dos direitos trabalhistas, a exemplo da própria Reforma Trabalhista.

Foi um grande evento em que contamos com a participação e apoio das diversas frentes sindicais, como SINDSEF, SINTERO, FETAGRO, STTR, SINDICATO DOS BANCÁRIOS (SEEB/RO), e demais entidades e lideranças que integram o grupo “Fórum dos Trabalhadores de Ji-Paraná” e demais pessoas da sociedade em geral.

Primeiramente, tivemos uma palestra, com um sábio professor da Unir, para termos uma idéia do quanto a Reforma da Previdência e a reforma trabalhista são prejudiciais para nós trabalhadores e trabalhadoras, principalmente para as mulheres, que querendo ou não, já é imposto pela própria sociedade, uma jornada a mais de trabalho.
Durante a Caminhada foram feitos vários esclarecimentos sobre a causa da nossa luta, e também chamamento para aqueles que ainda estão alheios a esta causa, se juntarem a nós.
Vários comerciantes, e funcionários demonstraram respeito e apoio a nossa luta, enquanto passávamos em caminhada, pois todos nós sabemos se esta reforma que aí está, e que, se aprovada, trará sérios problemas para a economia local, podendo chegar a hora de até mesmo o comércio terem que fechar suas portas definitivamente.
Temos a certeza de que um primeiro e grande passo foi dado para que busquemos realmente a autonomia popular, e consequentemente, irá contribuir para a emancipação dos sujeitos enquanto seres políticos e históricos, capazes de exercerem de fato a democracia, sendo cidadãos e cidadãs críticos e atuantes e não apenas meros reprodutores de paradigmas impostos a nós pelo capitalismo e as classes dominantes.
Parabenizamos a equipe do Sindsef de Ji-Paraná na pessoa do professor Ildo Mussoi e Flavio Santos, pela organização do movimento, que trabalharam incansavelmente para que tudo pudesse sair perfeito, e sobretudo, para mostrar a toda sociedade, que o movimento sindical tem nome, pauta, rosto, competência e coragem. Para tanto, nem um único incidente foi registrado, o pleno direito à manifestação foi exercido com responsabilidade e determinação, a eles, expressamos nossos sinceros agradecimentos e nosso respeito pela mobilização e motivação.
Mais uma vez, a união faz a força, e prova que este é o caminho da luta. Luta esta que não pode terminar por aqui, esse é só o inicio de muitas outras que virão. É dever de todos nós fazer ecoar os sons, as palavras de ordem, os discursos dos dirigentes, enfim a nossa pauta em defesa dos direitos da classe trabalhadora e por uma sociedade mais justa e igualitária.

Enfim, voltamos para nossas casas com a certeza do dever cumprido nesta etapa, e isso é prova de que estamos a passos firmes para um caminhar solidário, unido e democrático.
Agradecemos também, a todos e todas que participaram e colaboraram conosco neste dia de luta, e esperamos continuarmos firmes contra toda e qualquer forma de opressão, de dominação, de retirada dos nossos direitos, e com certeza, toda sociedade brasileira “verás que um filho teu não foge a luta” e como de fato, não vamos fugir.
MANIFESTAÇÃO EM MAIS MUNICÍPIOS
COSTA MARQUES

ARIQUEMES


MACHADINHO
